Truques para poupar um pouco todos os meses

Para viver com uma certa tranquilidade é inevitável poupar para poder fazer frente a possíveis imprevistos que possam surgir.

Para viver com uma certa tranquilidade é inevitável poupar para poder fazer frente a possíveis imprevistos que possam surgir. Não só para os imprevistos, mas também para poder comprar ou fazer aquilo que gosta. Embora nunca seja fácil consegui-lo, a verdade é que poupar é a chave para uma futura segurança financeira. Hoje vamos mostrar-lhe alguns truques para que você possa economizar todos os meses.

1.- Controle. Anote dia a dia as despesas que vai realizando para poder saber com certeza em que é que gasta o dinheiro. de certeza que vai ficar surpreendido com as despesas desnecessárias que faz. Tomar o seu café em casa em vez de tomar na rua será uma poupança no final do mês.

2.- Incluir-se nos custos fixos mensais. Da mesma forma que tem de pagar a conta de eletricidade ou do telefone todos os meses, guarde uma parte do seu salário para si. Considere um determinado valor do salario para as suas necessidades e escolha um dia do mês para fazer essa contribuição. Pode usar uma conta poupança ou simplesmente guarde esse dinheiro no “mealheiro”.

3.- Reduzir dívidas. A melhor forma de economizar é evitar os juros que devemos pagar por elas. Grande parte provém dos cartões de crédito. Se pagar com cartão de débito ou com dinheiro terá um maior controle do que gasta e não iniciará o mês seguinte a negativo.

4.- Comparar, comparar e comparar. Comparando os preços dos produtos que compra, poderá economizar uma quantidade significativa de dinheiro. Optar por marcas brancas, promoções, saldos e ofertas em grandes supermercados e evitar, na medida do possível, as lojas ’24 horas’. Além disso, evite comprar demais em, por exemplo, alimentação. Assim evitará que os alimentos percam a validade e que tenha de deitá-los fora.

5.- Verifique quanto gasta em casa. Os eletrodomésticos eficientes ou as lâmpadas de baixo consumo energético, embora exijam um maior investimento no início, representam uma poupança considerável todos os meses. Verifique também a sua tarifa telefónica, pois talvez esteja a pagar por algo que não está a usar. E pequenos gestos como escovar os dentes com a torneira fechada fazem economizar na água.

6.- O carro. Você realmente precisa de ir de carro para todo o lado? Pense que o transporte público é mais barato. E, se poder, vá a pé.

7.- Não à frase ‘Estou a trabalhar para alguma coisa!’. Muitas vezes, é com esta desculpa que compramos por impulso coisas que não precisamos. O consumismo impulsivo é o pior inimigo da poupança e pode alterar o seu orçamento.