Início Negócios PIB – Produto Interno Bruto – Qual a Importância?

PIB – Produto Interno Bruto – Qual a Importância?

O PIB serve para medir a atividade económica de um país, obtendo-se como resultado o seu crescimento económico.
O PIB serve para medir a atividade económica de um país, obtendo-se como resultado o seu crescimento económico.

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período (tipicamente um ano ou um trimestre). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade económica de uma região. Portanto o PIB é o indicador que mede a dimensão da economia de um país.

No cálculo do PIB, consideram-se só os bens e serviços finais, excluem-se todos os bens de consumo intermédio. assim evita-se o problema da dupla contagem, quando os valores que são gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes no cálculo do PIB.

O PIB pode ser calculado segundo três perspetivas:

• Da produção: o PIB corresponde à soma do valor acrescentado bruto, que é igual à produção dos diferentes ramos de atividade, valorizada a preços de base, deduzida do consumo intermédio necessário para a obter, e acrescido dos impostos líquidos de subsídios sobre os produtos.

• Da despesa: Corresponde à soma das despesas de consumo final das famílias, das instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias ( consumo privado) e das administrações públicas (consumo público) com o investimento e as exportações líquidas de importações.

• Do rendimento: Corresponde à soma das remunerações dos empregados, dos impostos sobre a produção e importação líquidos de subsídios e do excedente bruto de exploração.

O que é o PIB?
De uma forma simplificada é a soma de todos os bens e serviços produzidos num país, num determinado ano ou trimestre.

Também já todos ouvimos falar no PIB per capita. Este é o indicador mais utilizado para quantificar a qualidade de vida num determinado país e não é mais do que o valor do PIB dividido pelo número de habitantes desse país.

Para que serve o PIB?

Como vimos  serve para medir a atividade económica de um país, obtendo-se como resultado o seu crescimento económico. Ao analisar o crescimento económico é possível também fazer a comparações com outros países. O nível de crescimento pode até indicar eventuais problemas, como seja o caso de a atividade económica não ter crescido como era esperado, permitindo, fazer diagnósticos que apontem caminhos para a melhoria da economia.

O PIB também permite analisar quais os setores da economia que geram mais ou menos rendimentos. Assim, é possível identificar as fragilidades económicas, bem como ver em que setores se deve investir.

PIB nominal e PIB real

O PIB nominal corresponde àquele cujo cálculo é feito com base nos preços correntes, portanto, no ano em que o produto final foi produzido e comercializado. O PIB nominal considera que há variações nos preços mediante a inflação ou deflação.

O PIB real corresponde àquele cujo cálculo é feito com base nos preços constantes, escolhendo um ano específico e não levando em conta o efeito da inflação. Por isso, o PIB real é o mais utilizado pelos economistas, pois, ao escolher um ano específico, calcula-se a produção sem muita variação.

O crescimento do PIB está relacionado com o crescimento da economia. Quanto maior o PIB, maior é o rendimento do país, portanto, o PIB está relacionado com a qualidade de vida da população. E se uma economia cresce, cresce também a oferta de emprego, visto que há uma resposta ao aumento da procura.

É importante perceber-se que o PIB está relacionado com o nível de desenvolvimento económico de um determinado local, mas não com o desenvolvimento de um determinado local, uma vez que não tem em consideração questões como a distribuição de rendimentos ou questões sociais, como investimentos no setor da saúde ou da educação.

Maiores PIB do mundo

Com base em estimativas disponibilizadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril de 2022, pode-se ver abaixo as 20 maiores economias em dólares:

Posição País PIB em US$ trilhões
1.º Estados Unidos 22,998
2.º China 17,458
3.º Japão 4,937
4.º Alemanha 4,226
5.º Reino Unido 3,188
6.º Índia 3,042
7.º França 2,935
8.º Itália 2,101
9.º Canadá 1,991
10.º Coreia do Sul 1,799
11.º Rússia 1,776
12.º Austrália 1,633
13.º Brasil 1,608
14.º Irã 1,4263
15.º Espanha 1,4262
16.º México 1,295
17.º Indonésia 1,186
18.º Países Baixos 1,019
19.º Arábia Saudita 0,834
20.º Suíça 0,813