Início Economia De Lisboa ao Porto em 1h15? Vem aí uma linha de alta...

De Lisboa ao Porto em 1h15? Vem aí uma linha de alta velocidade

O projeto, que será anunciado no âmbito do Programa Nacional de Investimentos 2030, terá um custo de 4.500 milhões de euros.

Lisboa e Porto vão ter uma nova linha de alta velocidade, que permitirá que uma viagem entre as duas cidades seja feita em 1h15.

Lisboa e Porto vão ter uma nova linha de alta velocidade, que permitirá que uma viagem entre as duas cidades seja feita em 1h15. A notícia está a ser avançada pelo Público e o projeto consta do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI) que será apresentado esta quinta-feira.

Segundo o jornal, o PNI tem como principal projeto a nova linha entre as principais cidades do país que, numa segunda fase, estará preparada para velocidades de 300 km/hora. Na prática, significa que uma viagem demorará 1h15. 

Para já, numa primeira fase, essa infraestrutura será construída em bitola ibérica e articulada com a rede convencional para receber comboios com velocidades entre os 220 e os 250 km/hora.

O investimento previsto para a alta velocidade entre as duas principais cidades nacionais é de 4.500 milhões de euros.

A sessão de apresentação do PNI decorre esta quinta-feira, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, no auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, às 15h30.