Está a par das fases do IVAucher? Anote estas datas na sua agenda

Os consumidores já podem acumular o IVA no âmbito do programa de apoio aos setores da restauração, alojamento e cultura.

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1770056/esta-a-par-das-datas-do-ivaucher-anote-estes-prazos-na-sua-agenda

O programa IVAucher, que visa estimular o consumo no alojamento, restauração e cultura, já arrancou e os consumidores já podem acumular o IVA gasto em compras nesses setores. O programa compreende duas fases, que foram hoje publicados em Diário da República.

Além disso, o IVAucher “tem caráter temporário, decorrendo entre o dia 1 de junho e o dia 31 de dezembro de 2021”, pode ler-se no mesmo documento. 

Estas são as duas fases (e prazos) a ter em conta: 

  • Apuramento do montante do benefício, que tem início no dia 1 de junho e termina no dia 31 de agosto de 2021, inclusive; 
  • Utilização pelos consumidores do montante apurado na primeira fase, que tem início no dia 1 de outubro e termina no dia 31 de dezembro de 2021, inclusive.

O IVAucher, recorde-se, “consiste num mecanismo que permite ao consumidor final acumular o valor correspondente à totalidade do IVA suportado em consumos nos setores do alojamento, cultura e restauração, durante um trimestre, e utilizar esse valor, durante um trimestre posterior, em consumos nesses mesmos setores”, de acordo com o mesmo diploma. 

Leia Também: Adesão ao IVAucher estará disponível a 15 de junho (e funciona assim)

FONTENoticias ao minuto
Artigo anteriorAdesão ao IVAucher estará disponível a 15 de junho (e funciona assim)
Próximo artigoNão quer cometer erros ao rentabilizar reembolso do IRS? Veja estas dicas