Alertas vermelhos mostram que uma correção iminente é inevitável

Os mercados bolsistas americanos, nomeadamente o S&P 500 e Nasdaq, mantiveram-se próximos dos seus máximos históricos no final da semana passada, apesar do relatório de empregos desastroso divulgado na sexta-feira passada

Os mercados bolsistas americanos, nomeadamente o S&P 500 e Nasdaq, mantiveram-se próximos dos seus máximos históricos no final da semana passada, apesar do relatório de empregos desastroso divulgado na sexta-feira passada

Os mercados bolsistas americanos, nomeadamente o S&P 500 e Nasdaq, mantiveram-se próximos dos seus máximos históricos no final da semana passada, apesar do relatório de empregos desastroso divulgado na sexta-feira passada, uma situação que deve fazer com que os investidores sejam cautelosos, segundo vários analistas.

É o caso em particular de Matt Maley, estratega chefe da Miller Tabak, que avisou na “Trading Nation” da CNBC no final da semana passada: “Há uma enorme quantidade de espuma no mercado neste momento, como vimos em outros grandes topos de mercado que só se tornaram evidentes depois dos factos”.

Ações Meme e bolha .com, a mesma batalha?

Maley vê sinais de aviso no mercado atual que se assemelham às bandeiras vermelhas dos picos 1999-2000 e 2007-2008. Durante a bolha da internet, por exemplo, disse que as ações dispararam sem considerar os fundamentos, tal como a AMC (NYSE:AMC) e a GameStop (NYSE:GME) fizeram este ano.

“Estamos hoje numa situação muito semelhante”, disse Maley. “Vocês têm as ações meme que estão a voar, … elas não vão mudar o mundo, no entanto aumentam 2000% em poucos dias, vocês têm estas SPACs que estão a enlouquecer. Temos um mercado de ações que é muito, muito caro, e um mercado que está em sobrecompra”.

Pôr o dinheiro de lado para comprar em desvantagem

Embora não preveja uma crise tão grande como a dos anos 2000, Maley diz que é útil para os investidores serem cautelosos e ajustarem a sua estratégia em conformidade.

“Não significa que tenha de vender tudo, ir até 50% em dinheiro, ou mesmo 20% em dinheiro, mas se juntar algum dinheiro pode comprar ações numa correção, mas mais importante, não vai vender quando o mercado estiver em baixa 15% ou 20%, quando todos os outros estiverem a vender na altura errada, vai ser você a manter a cabeça fria, a segurar os seus ganhos e a tirar partido do mercado quando voltar a subir”, disse Maley.

FONTEInvesting.com
Artigo anteriorElon Musk valida meta de Cathie Wood de $3,000 para a Tesla
Próximo artigoIVAucher: Contribuintes já acumularam 21,2 milhões. Saiba o seu saldo