Incumprimento do pagamento de rendas penaliza confiança dos proprietários

Mais de metade (51,4%) dos proprietários dizem não ter confiança no mercado em 2021, sentimento que justificam com a convicção de que os incumprimentos contratuais no pagamento das rendas pelos inquilinos vão aumentar.

A conclusão é de um estudo da II Edição do Barómetro ‘Confiança dos Proprietários’ da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), que revela ainda que quase 40% dos inquiridos tinha rendas em atraso no início do ano.

“Destes, mais de um terço (36,5%) acumula perdas de três a seis meses de rendas, e outro terço (33,9%) entre duas e três rendas em falta. Uma parcela de 18,3% dos inquiridos tem mais de meio ano (seis meses) de rendas em atraso”, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

“Os dados do presente estudo conduzido pela ALP demonstram claramente o enorme impacto que as sucessivas alterações à legislação do arrendamento e as medidas aprovadas em virtude da pandemia Covid-19 tiveram no funcionamento do mercado de arrendamento e na confiança dos proprietários nesse mercado”, refere Luís Menezes Leitão, Presidente da ALP, citado no mesmo comunicado.

O mesmo estudo revela que uma ampla maioria (77,3%) dos proprietários questionados vai manter os preços das rendas. Apenas 10% da amostra pretende diminuir os valores de renda a praticar, enquanto uma parcela de 12% pondera, inclusive, aumentá-los.

Leia Também: AHRESP pede que PRR considere projetos que beneficiem setor turístico

Outros Artigos

Siga-nos

    Não se preocupe, se mudar de ideias, poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento exercendo os direitos referidos na política de privacidade.

    A Ler...