Cartão de cidadão. Se está quase a caducar (ou o perdeu), eis o que fazer

Se o seu cartão de cidadão está prestes a atingir a data de validade deve aguardar pelo recebimento de uma mensagem, a partir da qual poderá depois iniciar o processo de renovação, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

“Os cartões de cidadão de pessoas com 25 anos ou mais, residentes em Portugal, cuja validade tenha terminado a partir de 24 de fevereiro ou esteja prestes a terminar, podem ser renovados através de um método mais simples. No entanto, tal só é possível, se não for necessário alterar qualquer dado como, por exemplo, a morada, nem modificar qualquer dado biométrico“, lembra a associação. 

Ora, se estiver abrangido por este método deve aguarda pela SMS ou por um email. “Para dar início à renovação, basta responder ‘SIM’ à mensagem para o número 915 692 970”, de acordo com a DECO. 

Depois, deve aguardar alguns dias até receber a carta-PIN na sua morada, vem como os dados para o pagamento no multibanco e os contactos para agendar o levantamento do seu cartão. O dia e hora do levantamento serão agendados através do número 210 990 111. Nessa altura deve levar consigo a carta-PIN e o comprovativo do pagamento.

Perdi o cartão de cidadão. E agora? 

Se perdeu o cartão de cidadão ou foi furtado, se o mesmo vai perder a validade nos próximos seis meses, se quiser alterar algum dado que conste do cartão (como por exemplo fotografia, apelidos, sexo, assinatura, nacionalidade), se o chip não estiver a funcionar,ou perdeu a carta com os códigos PIN e não os sabe pode pedir a renovação.

Neste caso, para renovar presencialmente o cartão de cidadão deve dirigir-se aos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado, à rede de Espaços Cidadão com serviço de renovação ou a uma Loja do Cidadão. 

Por norma, o agendamento do cartão de cidadão é a forma mais rápida de o pedir ao balcão, renovar, levantar e até de alterar a morada, pois permite evitar filas de espera e perdas de tempo. 

Outros Artigos

Siga-nos

    Não se preocupe, se mudar de ideias, poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento exercendo os direitos referidos na política de privacidade.

    A Ler...