A importância de economizar em tempos de crise

Em tempos de crise, a importância de poupar torna-se ainda mais relevante.

Tanto a nível empresarial como familiar, em tempos de crise, a importância da poupança torna-se ainda mais relevante. As instituições de crédito estão relutantes em emprestar dinheiro e isto torna as nossas atividades quotidianas mais complicadas. Qualquer acontecimento imprevisto ou despesa extra que tenhamos de enfrentar é um enorme problema devido a esta falta de crédito por parte dos bancos.

Devemos ter sempre um excedente de dinheiro para podermos lidar com este tipo de situação (penalizações, quebras, acontecimentos imprevistos) e hoje em dia quase a única forma de o conseguir é poupar.

Se pensarmos nisso, podemos conseguir poupar muito dinheiro. Onde podemos obter poupanças é nos chamados custos variáveis tais como electricidade, telefone, bares e restaurantes, etc.

O facto de sermos capazes de poupar dinheiro, mesmo que seja uma pequena quantia mensal, torna a nossa vida muito mais fácil, uma vez que não estaremos preocupados ou stressados para sermos capazes de enfrentar esses acontecimentos inesperados.

A melhor maneira de conseguir esta poupança é escrever todas as nossas despesas durante pelo menos um mês e, uma vez feito isto, estudar em que itens podemos poupar dinheiro e estabelecer objectivos.

Depois disso, devemos continuar a anotar as despesas para ver se atingimos os objetivos estabelecidos e fazer as correções necessárias.