Tendências dos negócios digitais

Descubra quais são os negócios digitais mais interessantes

As mudanças nos hábitos de compra dos consumidores em resultado do confinamento poderiam duplicar o volume de negócios do comércio eletrónico. Descubra quais são os negócios digitais mais interessantes para 2020.

O comércio eletrónico é uma alternativa a que cada vez mais empresas se voltam, tanto empresas estabelecidas que querem expandir a sua quota de mercado como aquelas que nascem diretamente para o ambiente digital. Embora esta tenha sido uma tendência crescente em toda a europa, é possível que as empresas digitais experimentem um verdadeiro boom como resultado da crise do coronavírus, uma vez que isto impulsionou as vendas online e mostrou que uma presença na Internet pode ser a chave para garantir a sobrevivência de um negócio.

Os 5 negócios digitais mais rentáveis
Doofinder, uma empresa tecnológica que trabalha com as principais plataformas de comércio electrónico, analisou o comportamento dos consumidores durante as primeiras semanas de confinamento para determinar quais os sectores que registaram maior crescimento e onde existem as maiores oportunidades de negócio.

Alimentação. O sector alimentar tem sido o negócio digital mais lucrativo, aumentando em 164%. As vendas têm-se concentrado principalmente em produtos básicos, mas existe uma grande margem para criar novos negócios digitais que apostam em produtos de nicho, tais como alimentos orgânicos, veganos ou sem glúten.

Desporto. A incapacidade de praticar desportos ao ar livre ou ir ao ginásio aumentou as vendas de equipamento desportivo em até 67%. Embora este sector seja suscetível de moderar o seu crescimento, há muito espaço de manobra para se desenvolverem outros negócios digitais, tais como aplicações para formação à distância com aconselhamento personalizado.

Electrónica. Abril foi o mês em que o sector tecnológico e electrónico regressou. Durante a primeira quinzena as vendas aumentaram 43% e durante os últimos 15 dias praticamente duplicaram. Este não é um fenómeno novo, é um dos negócios digitais mais rentáveis que tem mostrado um crescimento sustentado e que continuará a fazê-lo no futuro.

Cuidados infantis. Embora a indústria da moda tenha sofrido uma grande queda devido ao confinamento, a moda infantil continua a vender, provando que é um negócio rentável. As vendas das empresas de cuidados infantis digitais registaram um crescimento de 75% durante a primeira quinzena de Abril. A chave para entrar com sucesso neste sector é fornecer um valor diferenciador.

Farmácia. No meio de uma crise de saúde pública, não é estranho que as encomendas tenham aumentado em 40% nas farmácias online. No entanto, este é um nicho muito interessante para o futuro, no qual ainda não há muita concorrência.