Está de regresso ao escritório? Seis dicas para o fazer de forma segura

Setembro marca, para muitos, o regresso ao escritório depois das férias e de vários meses em teletrabalho.

Setembro será para muitos o regresso ao escritório depois das férias e de vários meses em teletrabalho. Ao chegar perceberá que a realidade é diferente daquela que deixou em março e deve lembrar-se que acima de tudo está a segurança… a sua e a dos seus colegas. 

A pensar neste ‘novo normal’ a Adecco reuniu um conjunto de seis dicas que podem tornar o regresso mais fácil Tome nota: 

  1. Use uma linguagem corporal positiva – “Existem muitas outras maneiras de causar uma boa impressão sem apertar as mãos. A linguagem corporal é uma delas. Pessoas que sorriem são geralmente mais apreciadas pelos seus pares. Ter um sorriso aberto e acolhedor e uma linguagem corporal amigável tornam-no mais acessível e empático e mesmo que esteja de máscara, vai ver que faz a diferença.”

2. Use um tom de voz suave – “O tom de voz diz muito, especialmente quando se está muito tempo sem ver alguém conhecido. Seja sincero e caloroso. Expresse genuinamente felicidade ao encontrar/rever alguém, mesmo que renuncie à etiqueta social típica.”

3. Acene com a cabeça para cumprimentar os colegas de trabalho – “Se realmente deseja causar uma boa impressão, pode recorrer a outros tipos de cumprimentos ao reunir-se com os colegas de trabalho. Sempre pode acenar com a mão, acenar com a cabeça, levantar o polegar ou até dar um ‘high-five’ virtual. Obviamente, a maneira como cumprimentamos alguém depende de quem é esse alguém. Relativize e prepare-se para uma nova normalidade.”

4. Não ignore o momento da saudação – “Seja honesto sobre o facto de não estar a apertar as mãos. Não ignore uma mão estendida e não finja que a situação não existe – isso só o vai fazer sentir-se ainda mais desconfortável. Principalmente se a outra pessoa não entender o que está a acontecer. Deixe claro que não deseja apertar as mãos neste momento devido ao surto de coronavírus. As pessoas vão entender. Na verdade, muitas pessoas provavelmente evitarão apertar a sua mão e sentir-se-ão aliviadas.”

5. Leve o gel desinfetante para qualquer lugar – “As pessoas distraem-se e, dependendo da situação e do foco, podem esquecer-se de alguns cuidados. Em caso de descuido ou hábito de apertar a mão de alguém, leve o desinfetante de bolso consigo e use-o com frequência. Ofereça um pouco ao seu interlocutor, se ele não tiver um.”

6. Lave as mãos com frequência – “Mesmo que não aperte as mãos quando se trata de se reunir com colegas de trabalho ou clientes, lavar as mãos com frequência é uma prática saudável. Existem muitas outras superfícies que também podem transferir a propagação do coronavírus e até mesmo uma gripe comum. Lavar as mãos é a melhor coisa que pode fazer para evitar ficar doente durante a temporada de constipações, gripes e Covid-19.”

FONTENoticias ao minuto
Artigo anteriorCTT criam novo conceito de loja e lançam novos serviços para clientes
Próximo artigoPandemia ajuda a disparar receitas da empresa de videoconferências Zoom