Eletricidade: oferta mais barata permite poupar até 287 euros por ano e é da Muon Electric

Nos vários perfis de consumo de eletricidade foi a Muon, do grupo suíço Smartenergy, o fornecedor mais competitivo do terceiro trimestre em Portugal, segundo o regulador da energia

No terceiro trimestre deste ano o comercializador de eletricidade mais competitivo do mercado nacional foi a Muon Electric, um pequeno comercializador integrado no grupo suíço Smartenergy. A informação consta do mais recente boletim de comparação de ofertas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Para o perfil de consumo mais reduzido (1900 kilowatts hora de consumo anual de eletricidade e uma potência de 3,45 kVA) a Muon apresenta uma fatura mensal de 32,79 euros, com uma poupança de 12% face aos preços regulados, e um potencial de poupança anual de 55 euros.

Iberdrola e Goldenergy, com poupanças também próximas dos 12%, e Luzboa e Endesa, com 11%, são os outros comercializadores mais competitivos neste segmento de consumo reduzido.

Já no perfil intermédio, para famílias com 5000 kWh de consumo anual de eletricidade e uma potência de 6,9 kVA, a ERSE estima que a oferta mais competitiva permita uma poupança anual face aos preços regulados de 147 euros. Essa oferta é igualmente da Muon, corresponde a uma fatura mensal de 78,53 euros e uma poupança face ao mercado regulado de 14%.

Neste perfil intermédio as outras ofertas mais competitivas pertencem aos comercializadores Goldenergy (poupança de 13% face aos preços regulados), Luzboa (12%) e YLCE (11%).

No consumidor-tipo de maior consumo (10.900 kWh anuais e uma potência de 13,8 kVA) a oferta mais vantajosa é uma vez mais da Muon Electric, com uma fatura mensal de 167,65 euros e uma poupança de 12% para os preços regulados (ou 287 euros anuais).

Neste perfil, a segunda melhor oferta é da Goldenergy, com uma poupança também próxima dos 12% (apenas 0,3 euros mensais mais cara que a da Muon), e a terceira melhor oferta é da YLCE (11%).

ENDESA E GOLDENERGY GANHAM NAS OFERTAS DUAIS

Olhando também para os tarifários mais competitivos que agregam eletricidade e gás natural, o regulador conclui que no terceiro trimestre a Goldenergy teve os melhores preços para os perfis de consumo médio e elevado, enquanto a Endesa apresentou a melhor oferta do perfil de baixo consumo.

Em comparação com o mercado regulado a oferta dual da Endesa para baixos consumos proporciona uma poupança de 14%, a da Goldenergy 11% e a da EDP Comercial 5%.

No perfil médio a oferta dual da Goldenergy gera uma poupança de 11%, a da Endesa de 9% e a da EDP Comercial 5%.

No perfil de consumo elevado a Goldenergy sai 10% mais barata que o preço regulado, a EDP Comercial 6% e a Endesa 5%.