Algumas aprendizagens que nos deixa este ano de 2020

Este foi um ano cheio de altos e baixos, tanto emocionais como laborais, familiares, educativos e financeiros.

Aprendizagens com a pandemia 2020

Este foi um ano cheio de altos e baixos, tanto emocionais como laborais, familiares, educativos e financeiros. Vamos concentrar-nos em observar só as oscilações económicas que em alguns casos representaram problemas, noutras oportunidades, mas que deixaram aprendizagens em todos nós.

Em termos económicos, estes são alguns dos pontos mais relevantes que aprendemos neste ano de 2020.

1. Devo começar a economizar
mesmo que seja pouco, não posso deixar para mais tarde. Este ano ensinou-nos como é importante contar com as economias para enfrentar os imprevistos. Um corte no salário, uma doença, um despedimento ou um problema em casa, tudo é mais fácil de resolver se tivermos um fundo de poupança para emergências. O que é recomendado é que seja equivalente a pelo menos 3 meses das nossas despesas básicas.

Além do seu fundo para emergências, não se esqueça de formar seu fundo para a reforma, esse nunca deve faltar.

2. Selecione bem as dívidas
Lembremo-nos que não é errado endividarmo-nos, desde que o façamos de forma estratégica e procurando sempre fazer crescer o nosso património sem exceder a nossa capacidade de pagamento.

Este ano aprendemos que é melhor enfrentar as crises com dívidas sob controlo. Tenha em atenção o porquê de ter adquirido uma dívida e como pagá-la sem sobressaltos.

3. É urgente criar um orçamento
Saber como, quanto, onde, em que e por que gasto, irá ajudar-me a manter a estabilidade mesmo em momentos difíceis. Se conhece bem o seu orçamento, será mais fácil fazer ajustes de emergência quando as coisas não vão tão bem e antes de cair em dificuldades poderá detetar algumas fugas que o impedem de crescer… Lembre-se que além de criar o orçamento, você tem que cuidar dele e respeitá-lo todos os dias.

4. Melhores tempos virão
Não importa o quão difícil as coisas pareçam agora, não deixe de pensar no futuro e sobretudo, continue preparando-se para o dia de amanhã. Sabemos que é difícil pensar nisso neste momento em que cada mês parece o fim do mundo, mas se continuar a viver o dia a dia, a sua situação financeira continuará sempre frágil toda a vida.

5. Se uma vela se apagar… que outra fique acesa
É sempre importante ter uma ou mais fontes adicionais de receita. Este ano encarregou-se de nos ensinar que, se não for por gosto que seja por necessidade, mas procure a forma de não depender unicamente de uma só origem. É mais fácil dizê-lo do que fazê-lo, mas também não é impossível, e se continuarmos à espera de inspiração ou iluminação, de certeza que chega ai outra pandemia antes de entrar em ação!