Início Economia O que fazer se ainda não recebeu a declaração de cobrança do...

O que fazer se ainda não recebeu a declaração de cobrança do IMI?

Nem sempre a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) – o fisco – consegue circularizar todos os contribuintes em tempo útil, relativamente às suas obrigações fiscais. Por exemplo, tal pode acontecer com a emissão da declaração de cobrança do IMI.

Tudo correndo bem, no mês de Abril de cada ano, os proprietários de imóveis que têm a obrigação de pagar o IMI relativo ao ano anterior, são contactado pela AT, por carta, sendo-lhe indicado o valor a liquidar e os códigos de multibanco para o poderem fazer.

Mas por vezes, a AT não consegue enviar as cartas a todos os contribuintes em tempo útil, podendo esta chegar já bem a meio de mês de abril ou não chegar de todos (é preciso contar também com problemas nos CTT que não são tão raros quanto isso).

O que fazer se ainda não recebeu a declaração de cobrança do IMI?

Sem a nota de liquidação como deverá o contribuinte proceder para pagar o IMI dentro do prazo e assim evitar pagar juros de mora que incidem sobre o valor em dívida?

A solução mais cómoda é recorrer ao Portal das Finanças e procurar, depois de aceder com as credenciais do titular do imóvel sobre o qual é emitida a nota de cobrança de IMI, uma cópia da referida nota de cobrança ou de liquidação.

Onde pode encontrar tal cópia?

Aceda ao Portal das Finanças escolhendo a opção “Cidadãos” no menu superior.

Insira as credenciais e no menu que surge, escolha no menu da esquerda a opção “Serviços“.

Na nova página para onde é direcionado (que terá o título “Mapa do Sítio”) na primeira coleção de ligações organizada por baixo do subtítulo “A Minha Área” escolha a opção “Pagamentos“.