Início Economia Inflação sobe para 2,8% em Dezembro e taxa média de 2021 fixa-se...

Inflação sobe para 2,8% em Dezembro e taxa média de 2021 fixa-se em 1,3%

Em dezembro, a taxa de inflação homólogo terá atingindo os 2,8%, valor superior ao registado no mês anterior (2,6%), segundo o INE.

Os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a taxa de inflação voltou a subir no último mês de 2021, mantendo-se acima da barreira dos 2%.

O que é inflação?
Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação.

Por exemplo: um quilo de açúcar custava 1 (um) euro em Janeiro e aumentou para 2 (dois) euros em Fevereiro, a inflação mensal sobre esse produto foi de 100%. Isso significa que os consumidores tiveram de pagar mais 100% em Fevereiro em comparação com o valor pago em Janeiro.
Consequentemente, a inflação, compromete o poder de compra das pessoas e enfraquece o valor do salário. Quando há uma elevada taxa de inflação, o salário mensal não permite comprar tantos produtos. Assim sendo, apesar de ganharem o mesmo, os consumidores passam a comprar menos.

Há diversos fatores que contribuem para o aparecimento da inflação. A inflação de procura acontece quando o sector produtivo não consegue adaptar a oferta à procura geral e, portanto, decide aumentar os preços.
É comum que o aumento da inflação aconteça quando existe algum tipo de crise, seja apenas num determinado país ou continente ou mesmo em todo o mundo.
A inflação de custos, acontece quando aumentam os custos do lado dos produtores, devido por exemplo ao aumento dos salários, ou dos impostos ou das matérias-primas e estes, por sua vez, transferem esses aumentos dos custos para os preços dos seus produtos, com o objetivo de não perder lucros.

A informação sobre a taxa de inflação é apurada e publicada pelo INE, mensalmente, atualmente ao oitavo dia útil do mês seguinte a que se refere, podendo a respetiva disponibilidade ser seguida na opção calendário de destaques, tema Preços, no portal do INE na seguinte ligação: Calendários.
A taxa de inflação a aplicar num determinado ano corresponde à taxa de variação média dos últimos doze meses, verificada em dezembro do ano anterior.