Economia doméstica. A importância de se falar sobre o dinheiro em família

Falar de dinheiro em família é importante. A consciência do dinheiro disponível e do modo como é gasto é imprescindível para o sucesso de um orçamento familiar, daí que seja tão importante falar sobre este assunto entre todos. 

É imprescindível que todos colaborem para o equilíbrio financeiro dos orçamentos familiares e  que  conversem  sobre dinheiro e finanças. Muitas  famílias apresentam dificuldades financeiras e muitas têm falta de competências de literacia financeira”, refere o Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da DECO (GAS). 

Por isso mesmo é importante que todos os membros da família colaborem para o ‘bolo’ final e, ainda, que conheçam onde é que o dinheiro é aplicado. Tomar consciência do destino do rendimento disponível é meio caminho andado para evitar despesas desnecessárias. 

E se houver falta de comunicação?

“Se os membros de uma família não falam, nem conhecem a sua situação financeira, então podem ter  problemas. Contudo, esta é uma realidade com a qual nos deparamos frequentemente, as famílias ainda não tem o hábito de conversar sobre dinheiro e acerca das finanças pessoais em casa, envolvendo os elementos da sua família”, refere o GAS.

No ponto de vista do Gabinete, falar sobre o dinheiro no seio familiar contribui para a literacia financeira de cada um dos membros e, ainda, pode ser uma boa oportunidade de sensibilizar os mais novos para a importância de se fazer uma boa gestão do dinheiro.