Início Economia Vai comprar casa?

Vai comprar casa?

Comprar ou alugar casa?

o atual contexto económico incerto retraiu a mudança de casa em 2023, tendência que desacelerou o aumento dos preços das casas para comprar ou arrendar.
o atual contexto económico incerto retraiu a mudança de casa em 2023, tendência que desacelerou o aumento dos preços das casas para comprar ou arrendar.

Comprar casa é um grande objetivo de vida de muitas pessoas. Mas é importante ponderar bem antes de decidir.

A decisão de comprar uma casa para viver é sempre muito difícil. Para muitas pessoas, este é um dos objetivos mais importantes da sua vida. No entanto, comprar casa exige muita ponderação para evitar precipitações, pois há vários fatores a considerar.

Deve começa por pensar no longo prazo. Não pense só na sua situação atual. Tudo o que hoje lhe parece seguro poderá vir a alterar-se: o emprego, o seu vencimento atual, as despesas e as necessidades do agregado familiar, ou até a saúde.

Se decidir efetivamente pela compra de casa e necessitar de financiamento, antes de avançar relembre-se que, neste momento, não existem financiamentos a 100%. Assim se não tiver o capital para a entrada da compra da casa, e sem a ajuda de terceiros vai ter de poupar para conseguir alcançar este objetivo.
Conseguir um pé de meia para esta finalidade pode parecer uma tarefa impossível, mas poderá não ser, com algum esforço, disciplina e se colocar em prática as muitas dicas de poupança que apresentamos.

Se decidir avançar, verifique junto das entidades bancárias, se é elegível para o crédito e peça várias simulações.
Deve compará-las e negociá-las. Conheça o valor dos spreads apresentados pelos vários bancos e aqui, se tiver capacidade de negociação poderá até conseguir grandes poupanças anuais.
Lembre-se que o valor da prestação do crédito não deve representar mais do que 35% do teu rendimento mensal. Faça uma simulação e saiba quanto vai pagar por mês.

Mas há ainda outros custos mensais associados ao crédito habitação, como é o caso dos seguros de vida e multirriscos habitação, e depois da escritura há ainda despesas periódicas com o crédito que incluem os prémios de seguros, as despesas com o condomínio e os impostos e taxas, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Exit mobile version